Em uma ação que reforça o compromisso histórico do Exército Brasileiro com a preservação do meio ambiente, foi lançada, em Brasília, a campanha “Uma árvore para cada soldado”. A iniciativa tem como objetivo plantar uma árvore para cada um dos 213 mil militares que compõem o Exército, abrangendo todas as regiões do Brasil. O foco é contribuir para a recuperação da vegetação nativa em todos os biomas do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia Simbólica em Brasília

imagem 2023 08 21 194656760

A capital federal foi palco de uma cerimônia simbólica que marcou o início da campanha. Realizada pelo Comando Militar do Planalto, nas proximidades do Quartel-General do Exército, a cerimônia contou com a plantação de 500 mudas de doze espécies típicas do bioma Cerrado. O General David, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, destacou o simbolismo da ação, ressaltando a profunda ligação do Exército com o meio ambiente. O General Carmona, Comandante Militar do Planalto, também enfatizou a importância da iniciativa, mencionando a recuperação de áreas degradadas e a preservação ambiental nas atividades militares.

Apoio e Reconhecimento de Especialistas

imagem 2023 08 21 194737167

A campanha recebeu elogios de especialistas na área ambiental. Flávia Cristina Oliveira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), salientou a relevância de iniciativas que buscam regenerar e fortalecer os biomas. Além dela, militares envolvidos na ação, como o Soldado Figueira, expressaram seu orgulho em participar de uma ação que reforça o compromisso do Exército com a preservação ambiental.

Exército e Sustentabilidade: Uma Relação Histórica

A relação entre o Exército Brasileiro e a preservação ambiental não é recente. Desde os primórdios da formação da instituição, a natureza desempenhou um papel crucial, seja nas matas de Pernambuco durante combates históricos ou nas iniciativas de preservação lideradas por militares renomados. Ações como a implantação da Floresta Nacional da Tijuca e pesquisas realizadas pelo Marechal Rondon são testemunhos do compromisso do Exército com o meio ambiente. Além disso, regulamentos antigos já determinavam práticas sustentáveis em Campos de Instrução, garantindo que áreas sob responsabilidade militar se tornassem referências em preservação e sustentabilidade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).