Em uma iniciativa que reforça seu compromisso com a excelência e a formação de qualidade, o Exército Brasileiro abriu inscrições para o Concurso Público para Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral, Música e Saúde. Marcando o início para fevereiro de 2025 e com conclusão prevista para dezembro de 2026, este concurso se apresenta como uma via de acesso para aqueles que aspiram servir ao país, oferecendo um total de 1.100 vagas para candidatos comprometidos e dedicados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

AMPLA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Distribuídas de forma inclusiva, as vagas abrangem diferentes especialidades, destacando-se 910 vagas para homens e 105 para mulheres na Área Geral. A música e a saúde também têm seu espaço garantido, com 30 vagas destinadas a músicos de ambos os sexos e 55 vagas na Área de Saúde, também para homens e mulheres. Além disso, o concurso destaca a importância da diversidade e inclusão, reservando 20% das vagas para candidatos negros e pardos, reafirmando o compromisso do Exército com a equidade.

REQUISITOS E PROCESSO SELETIVO

Os interessados em participar deste concurso devem atender aos requisitos de idade – mínimo de 17 anos para todas as áreas e, no máximo, 24 anos para a área Geral e 26 anos para as áreas de Música e Saúde, até 31 de dezembro do ano da matrícula. É imperativo que os candidatos possuam, ao menos, a conclusão do Ensino Médio, sendo que para a Área de Saúde, é necessário um certificado ou declaração de conclusão de curso técnico ou superior em Enfermagem.

UMA JORNADA DE FORMAÇÃO E EXCELÊNCIA

Os aprovados serão designados para uma das 13 Unidades Escolares Tecnológicas do Exército, espalhadas pelo território nacional, onde receberão formação integral para se tornarem sargentos de carreira, prontos para enfrentar os desafios impostos tanto no campo operacional quanto nas funções de apoio, contribuindo assim para a capacidade defensiva do Brasil.

INSCRIÇÕES E FUTURO

Os candidatos devem se inscrever através do site https://concursocfgs-esa.eb.mil.br até o dia 4 de maio. A seleção oferece uma janela de oportunidade para que jovens de todo o país possam almejar uma carreira promissora no Exército Brasileiro. Além da formação de alta qualidade, os futuros sargentos terão a chance de desenvolver habilidades essenciais, como liderança, disciplina e o espírito de corpo, indispensáveis para o sucesso na vida militar e pessoal.

Este concurso não apenas abrirá portas para centenas de brasileiros ingressarem nas Forças Armadas, mas também reforçará a estrutura e a prontidão do Exército Brasileiro com novos talentos, prontos para dedicar-se à nação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).