No dia 2 de fevereiro, militares do Comando de Operações Terrestres (COTER) reuniram-se com representantes da Casa ONU Brasil e da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ). O encontro, que também teve participação do Ministério da Defesa, teve o propósito de apresentar o Exercício Viking 22 e convidar oficialmente as duas instituições para participarem do planejamento, condução e aplicação da Simulação Construtiva em Ambiente de Operação de Paz.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a reunião, o Chefe do Preparo da Força Terrestre e Diretor do Exercício Viking 22, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, destacou a importância da participação de representantes civis qualificados na atividade.

A Coordenadora Residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, apontou o exercício como uma oportunidade de compartilhamento de conhecimento quanto a assuntos relacionados às operações de paz, assim como um momento demonstrativo do que o Brasil executa em prol da paz mundial, por intermédio de seus recursos humanos. A Coordenadora-Geral da REBRAPAZ, Eduarda Hamann, confirmou a participação da instituição no planejamento da simulação.

Viking 22

O Viking 22 é um exercício de simulação internacional, multidimensional, que ocorrerá entre 28 de março e 7 de abril, assistido por rede de computadores integrada em sete sítios remotos e que emula situações previstas nas missões de paz das Nações Unidas. Dos locais sedes do exercício, há apenas dois fora da Europa: o Brasil e o Catar.

Fonte: COTER

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).