No Período de 25 de janeiro a 5 de fevereiro ocorreu o Estágio de Instrução e Preparação para Comandantes de Subunidade e Pelotão de Organização Militar de Força de Paz (IPCOSUPEL) do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Mecanizado), subordinado à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS – United Nations Peacekeeping Capability Readiness System).

As atividades foram conduzidas pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), que ministrou instruções teóricas e práticas sobre assuntos relacionados às operações de paz das Nações Unidas como: primeiros socorros, direitos humanos, violência sexual relacionada à conflito, prática de tiro de combate e patrulha mecanizada com emprego da viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) MSR 6×6 Guarani.

Com a finalidade de consolidar os conhecimentos adquiridos nas instruções ocorreu também o exercício no terreno que contou com oficinas onde os instruendos receberam as seguintes tarefas: estabelecer/operar uma base operacional e controle de distúrbio civil; conduzir patrulha a pé; conduzir vasculhamento, isolamento, orientação e proteção no caso de abuso e exploração sexual; condutas com dispositivos explosivos improvisados; tratamento e evacuação de vítimas; patrulha mecanizada; garantia de proteção a civis, emboscada; conduzir comboio, escolta, estabelecer e conduzir um ponto de checagem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Chefe de Missões de Paz, Aviação e Inspetor das Polícias Militares, do Comando de Operações Terrestres (COTER), General de Divisão Flávio dos Santos Lajoia, acompanhado do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada , General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, verificou o desdobramento das oficinas durante o exercício no terreno.

As instruções contaram com a participação de militares do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), 30º BI Mec, 34ºBI Mec, 36º BI Mec, 15º Batalhão Logístico (15º BLog), Comando da 15ª Bda Inf Mec, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec), 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE Cmb), 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv), 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (2ª Cia E Cmb Mec), 15ª Cia Cmb Mec e da Força Aérea Brasileira.

As atividades seguiram os protocolos previstos para prevenção da covid-19.

Fonte: CCOPAB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).