O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) deu mais um passo crucial na garantia da segurança da região ao realizar um Exercício de Incidente da Pandemia em Vigência. Esta operação estratégica, parte do Plano Geral de Adestramento distrital, envolveu a utilização do Contêiner de Tratamento de Doenças Infecto-Contagiosas (CTDIC) e a ativação do Plano de Contingência de Pandemia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Simulando uma Crise Pandêmica

A simulação ocorreu a bordo da Corveta “Caboclo,” um Navio de Serviço (NSC) equipado com o CTDIC. Este navio deve estar pronto para entrar em ação em até 8 horas durante o expediente ou em até 15 horas fora do expediente e aos domingos. Durante o exercício, equipes da Base Naval de Aratu (BNA) e do Hospital Naval de Salvador (HNSa) desempenharam papéis fundamentais.

Preparação Estratégica

O Hospital Naval de Salvador apresentou uma equipe médica altamente capacitada, enquanto a Base Naval de Aratu preparou o CTDIC para ser embarcado na Corveta “Caboclo.” O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste autorizou, de forma simulada, o NSC a demandar a região necessitada, concluindo o exercício com sucesso.

Essa ação demonstra o comprometimento do Com2ºDN em garantir a segurança e a prontidão para lidar com incidentes, incluindo pandemias, na região sob sua jurisdição.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).