O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes trata de eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros, ou seja, transportar mais, gastando menos, menos combustível, menos materiais, menos pneus, menos tempo, de maneira mais eficiente e menos poluente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2020, em sua 9ª edição, é realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, uma instituição de geração de conhecimento para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A entidade promove diversos seminários e encontros com o intuito de reunir organizações empresariais e públicas, empresários, administradores, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos três níveis da Federação, além de estudiosos e estudantes, para a discussão de relevantes temas econômicos, sociais e culturais, no Brasil e no exterior.

Deste modo, o Instituto Besc acredita estar colaborando para a formulação de políticas públicas-privadas, desempenhando um importante papel, quando se propõe a discutir e apresentar soluções ou mesmo apontar caminhos para que os diversos problemas que assolam a sociedade brasileira sejam resolvidos ou atenuados.

OBJETIVO:

Apresentar e discutir técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos combustíveis e demais iniciativas que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos e redução de impactos ambientais por transportadores de cargas e de passageiros, visando maior economicidade e melhoria da competitividade das empresas brasileiras. O Instituto Besc, realizador do projeto, acredita que, através do emprego de novos métodos, materiais e tecnologias, frotistas possam aliar a redução de custos à diminuição das emissões de gases ambientalmente nocivos, fazendo com que a atividade de transporte seja mais sustentável e menos nociva para a saúde humana, em razão das emissões de gases poluentes.

A busca por uma logística sustentável para o setor também envolve a conscientização dos produtores e embarcadores, quanto à contratação de operadores logísticos mais eficientes, socialmente responsáveis e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Para isso, o evento pretende reunir indústrias e profissionais de todos os modais de transporte, bem como os setores de logística, embarcadores, operadores, pesquisadores e representantes do poder público, para debater as perspectivas do transporte de carga e passageiros no Brasil, de maneira a vislumbrar soluções para maior competitividade das nossas empresas. Além das palestras, o evento tem como objetivo premiar empresas e pesquisadores brasileiros que se destacaram ao desenvolver trabalhos transformadores para esse setor.

Neste momento de pandemia mundial em razão da Covid-19, todos os nossos esforços estão dedicados a colaborar com o Brasil no enfrentamento da crise. Assim como o Ministério da Infraestrutura que afirma não ter parado durante a pandemia, tendo entregado cerca de 30 obras nesse período, o Instituto Besc também não parou um só momento.

Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2020

29 e 30 de outubro de 2020
Evento online – 8h às 14h

 

Inscreva-se clicando aqui

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).