No período de 8 a 12 de novembro, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) participa do Exercício de Adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil (F Ap Def Civ), cujo principal objetivo é a integração das organizações militares com os órgãos e agências civis e militares que fazem parte do Sistema de Defesa Civil, a fim de atingir um estado de preparo e prontidão para o enfrentamento de uma situação de desastre ou calamidade.

A F Ap Def Civ do Comando Militar do Norte é uma força temporária composta com base na 23ª Bda Inf Sl e com pessoal especializado do Comando da 8ª Região Militar (8ª RM). Essa tropa é responsável pelo apoio à defesa civil nas regiões do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins.

Na manhã do dia 8 de novembro, foi realizada no 23º Batalhão Logístico de Selva (23º B Log Sl) uma formatura para verificação do material e pessoal que compõem a Força de Apoio. A atividade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Jorge Luiz de Abreu do O’ de Almeida Filho, e contou com a presença dos representantes dos órgãos e agências participantes. Ainda nesta semana, serão realizados dois cursos focados na temática “Defesa Civil”, um exercício de planejamento e um exercício prático, onde será simulado um evento que necessitará da atuação conjunta de todos os órgãos envolvidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além do 23º B Log Sl, o exercício conta com a participação das organizações militares da guarnição de Marabá, do Corpo de Bombeiros Militar do estado do Pará, da Defesa Civil estadual, da Guarda Municipal de Marabá e de órgãos e representantes de defesa civil de 14 municípios.

Conforme legislação vigente, sem o comprometimento de sua destinação constitucional, cabe também às Forças Armadas o cumprimento de atribuições subsidiárias, dentro de um contexto de cooperação com o desenvolvimento nacional e a defesa civil.

Fonte: 23ª Bda Inf Sl
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).