No período de 1º a 4 de dezembro, cumprindo Diretriz de Preparação do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Centro Sergio Vieira de Mello), mediante a designação de uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), retomou suas atividades de preparação de contingentes, ao conduzir o Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O EPCOEM teve a finalidade de iniciar a preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR), e a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Cia E F Paz), do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel-RS), à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

A atividade foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de uma semana) e a segunda, presencial (uma semana), na sede da 15ª Bda Inf Mec (Cascavel-PR). Neste período, foram abordados assuntos do Core Pre-Deployment Training Material do Departamento de Operações de Paz da ONU.

Fizeram parte do EPCOEM, 20 oficiais, sendo 17 do Exército Brasileiro, dois da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais) e um da Força Aérea Brasileira. Acompanharam o EPCOEM, representantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Comando de Operações Terrestres e Departamento de Engenharia e Construção.

No final do estágio, no contexto do BI F Paz Mec e da Cia E F Paz, oficiais do COTER, DEC e CCOPAB reconheceram, in loco, as atividades a serem realizadas por ocasião do Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL), previsto para o início de 2021.

article 14 article 15 article 16 article 17 article 18

Fonte: CCOPAB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).