Pinturas, esculturas, desenhos e gravuras estão expostas no Salão de Artes Plásticas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que chega a sua 24ª edição. A abertura do evento foi realizada no Centro Cultural dos Correios, no dia 17 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). A exposição, uma iniciativa do então Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Luiz Carlos da Silva Cantídio, traz como temas este ano a história, as tradições e as atividades do “Combatente Anfíbio” e o Bicentenário da Independência do Brasil. O objetivo é promover, estimular e difundir as manifestações das artes plásticas, tendo como participantes artistas da Marinha e da comunidade em geral, inscritos na Sociedade Brasileira de Belas Artes e no Museu do CFN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares, destacou a alegria do reencontro. “Ficamos três anos afastados devido à pandemia, por isso fico honrado de participar deste momento tão especial. O público terá a oportunidade de contemplar a inspiração, a técnica e o esforço desses artistas incríveis, em obras belíssimas. A exposição tem um papel importante de inclusão, um sentimento muito caro às Forças Armadas, à Marinha e, principalmente, aos Fuzileiros Navais. Essa integração com a sociedade é uma forma de preservarmos a nossa identidade e a nossa história, que tem mais de 214 anos. Graças ao Salão, muitas passagens marcantes do CFN foram registradas de forma brilhante”, afirmou o Almirante Armando.

artista pintou um quadro durante a exposicao no centro cultural dos correios
Artista pintou um quadro durante a exposição
no Centro Cultural dos Correios

Desde sua criação, a iniciativa buscou constituir-se em mais um instrumento de fomento à arte no Rio de Janeiro, abrindo, com parcerias institucionais, as portas de importantes equipamentos culturais da cidade e do País à comunidade artística. Em 2017, o CFN passou a dedicar um espaço significativo de suas exposições aos pintores com a boca e os pés, que por meio da expressão da sua arte dão um grande exemplo de perseverança e determinação. Por isso, as 47 obras retratam aspectos da cultura marítima e da história brasileira e, de forma especial, o histórico e o cotidiano do Corpo de Fuzileiros Navais.

A exposição tem o apoio do Centro Cultural dos Correios, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, da Sociedade Brasileira de Belas Artes, da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés e do Museu Nacional de Belas Artes.

pinturas esculturas desenhos e gravuras estao entre
Pinturas, esculturas, desenhos e gravuras estão entre as 47 obras
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).