A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou no dia 10 de junho, no Campus Rio de Janeiro, as comemorações alusivas ao 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e restrita devido às orientações das autoridades de saúde. Para marcar a data, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, e da Mensagem do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro alusivas ao 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o maior conflito militar na América do Sul, e impôs uma séria derrota ao inimigo. A Marinha do Brasil comemora, todos os anos, no dia 11 de junho, os feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.

Na data, também houve a condecoração de militares com a Ordem do Mérito Naval e com a Medalha Militar, além de promoção de militares.

Além disso, na ocasião, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia realizaram, por videoconferência,  uma palestra alusiva à Data Magna.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).