Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos

A Escola de Guerra Naval (EGN) começou esta semana com a retomada de diversos cursos. No dia 7 de março, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) iniciou suas atividades com uma aula inaugural sobre Métodos Científicos e os alunos do Curso Complementar de Altos Estudos (C-CAE) e do Curso de Extensão em Estudos Marítimos (C-EEM) iniciaram um período de adaptação e preparo para as aulas que começarão no dia 14 de março.

blank
Alunos do C-CAE e C-EEM participam da Semana de Ambientação

Outros cursos também tiveram suas atividades iniciadas no começo desse ano, como o C-EMOI Fase I (para 1314 Oficiais-Alunos), o C-EMOI Fase II (Turma 1 – presencial – com 84 Oficiais-Alunos e Turma 2 – Etapa EAD – com 85 Oficiais-Alunos); o C-SUP (incluindo Gestão de Saúde e Gestão de Projetos – com 136 Oficiais-Alunos); o C-EMOS (com 120 Oficiais-Alunos, sendo 9 de Marinhas Amigas) e o C-PEM (com 43 discentes, sendo 35 Oficiais de Marinha, 1 Oficial do Exército, 3 Oficiais da Força Aérea, 2 servidores civis, 1 Capitão de Longo Curso e 1 policial federal).

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui