Oficiais brasileiros certificam militares colombianos em remoção de explosivos do solo

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Colômbia é um dos países que possui minas explosivas no solo, oriundas de conflitos ao longo da história, e que, até hoje, causam vítimas. Para colaborar com o país na retirada desses artefatos, oficiais brasileiros do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO) certificaram quatro militares colombianos em desminagem humanitária.

A cerimônia ocorreu na quarta-feira (30), em Bogotá, capital do país. O evento marcou a finalização de sete semanas de instruções práticas e teóricas, baseadas em exigências estabelecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Os instrutores foram os engenheiros Major Cláudio Santos Bispo, do Exército, e Capitão-Tenente (FN) Gustavo Lopes da Silva Freitas, da Marinha.

“Os novos monitores poderão fiscalizar, assessorar e garantir o controle de qualidade em todas as etapas de uma operação de desminagem, a ser executada para a remoção de minas e artefatos explosivos ainda existentes em alguns municípios do país”, ressaltou o Major Bispo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas