A Escola de Guerra Naval (EGN) marcou presença na International Studies – International Security Studies Section (IS-ISSS) Joint Annual Conference 2023, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos da América, em Colorado Springs, Colorado. Dois professores doutores da EGN participaram do evento para apresentar seus trabalhos acadêmicos: o Prof. Marcelo Mello Valença, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), e o Capitão de Fragata (RM1) Marcos Valle Machado da Silva, professor do PPGEM e pesquisador do CEPE-MB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Destaque Internacional

A conferência anual da IS-ISSS é realizada conjuntamente pela International Studies Association (ISA) e a American Political Science Association (APSA), com apoio e envolvimento das Escolas de Altos Estudos Militares dos EUA. Isso confere ao evento uma projeção e relevância significativas na área de Ciência Política, Relações Internacionais e Segurança e Defesa. A conferência de 2023 reuniu cerca de 160 participantes de diversos países em 40 painéis.

Temas Relevantes

O Prof. Marcelo Mello Valença apresentou um trabalho sobre a cooperação marítima no Atlântico Sul como estratégia da política externa brasileira. Por sua vez, o Capitão de Fragata (RM1) Marcos Valle Machado da Silva discutiu a percepção de salvaguardas da AIEA por parte dos EUA, Reino Unido e China, em relação à sua aplicação no material nuclear utilizado para a propulsão de meios navais por Estados Não Nuclearmente Armados. Ambos os temas são centrais para os interesses da Marinha do Brasil.

Essa participação ativa na conferência internacional demonstra o compromisso da EGN em contribuir para o debate acadêmico e a pesquisa de ponta em áreas cruciais relacionadas à defesa e à política internacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).