A Escola de Guerra Naval (EGN) foi palco de discussões essenciais no dia 27 de outubro, quando sediou o 75º Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA). O evento reuniu magistrados e teve como anfitrião o Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. Com o Desembargador do Trabalho Leonardo da Silveira Pacheco, Diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT1), como presidente, o CONEMATRA proporcionou insights valiosos sobre a gestão e a mediação no cenário em constante evolução da Justiça Trabalhista.

Gestão para o Futuro e para as Mudanças

A juíza designada Maria Aglaé Tedesco Vilardo, membro do Conselho Consultivo da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), abordou a palestra “Gestão para o futuro e para as mudanças”. Em um ambiente em que a adaptação é fundamental, a magistratura do trabalho discutiu estratégias de gestão para enfrentar os desafios que surgem em um mundo em constante transformação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desafios e Projetos na Mediação

O Desembargador Cesar Felipe Cury, Diretor da Escola de Mediação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), compartilhou insights sobre “Escola de Mediação: Desafios e Projetos”. A mediação desempenha um papel fundamental na resolução de disputas e o evento proporcionou uma oportunidade para discutir como a magistratura pode aprimorar essa prática em benefício das partes envolvidas.

Diálogo e Reflexão

As apresentações foram seguidas por um período de perguntas e debates, incentivando o diálogo e a reflexão sobre as questões levantadas durante o CONEMATRA. A troca de ideias entre magistrados e especialistas destacou a importância da colaboração e do aprendizado contínuo no contexto da Justiça Trabalhista.

A Escola de Guerra Naval demonstra mais uma vez seu compromisso em promover discussões relevantes para o futuro da justiça no Brasil, fornecendo um espaço para o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).