Em Belém, capital do Pará, o Comando do 4º Distrito Naval organiza uma série de eventos culturais e cívicos entre os dias 2 e 17 de dezembro, em homenagem ao Dia do Marinheiro. Esta data, comemorada anualmente em 13 de dezembro, coincide com o aniversário do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha brasileira e figura central na história naval do país.

Corrida Rústica e Atendimentos de Saúde

C7LH9X J
Conforme necessidade, pacientes receberão medicamentos de forma gratuita (MN Wallison Junior)

A programação inicia no dia 2 de dezembro com a 16ª Corrida Rústica do Marinheiro, percorrendo locais icônicos de Belém. Ainda, no dia 8, haverá uma Ação Cívico-Social no Trapiche de Icoaraci, onde profissionais do Corpo de Saúde da Marinha prestarão serviços médicos e odontológicos gratuitos à comunidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagens e Exposições

Um monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré será inaugurado no Mangal das Garças, marcando a importância histórica e cívica deste personagem. Além disso, o Navio-Patrulha “Guarujá” estará aberto à visitação pública, permitindo à população uma experiência direta com a vida naval.

Música e Parada Naval

Destaca-se também a apresentação da Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval no Shopping Bosque Grão Pará, trazendo um repertório variado que inclui canções militares e músicas populares. Além disso, a Parada Naval na Baía do Guajará será um espetáculo à parte, com a presença de diversos navios em uma demonstração impressionante de força e coordenação.

Visitação ao “Navio da Santa”

O Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, conhecido como “Navio da Santa” por conduzir a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio Fluvial, estará aberto ao público, proporcionando uma experiência cultural e religiosa única.

Cerimônia Cívico-Militar

No dia 13, será realizada uma cerimônia cívico-militar para a imposição da Medalha Mérito Tamandaré, reconhecendo contribuições significativas ao fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Serviço

  • 16ª Corrida do Marinheiro: 2 de dezembro, 17h, Praça Felipe Patroni.
  • Atendimentos Médicos e Odontológicos: 8 de dezembro, 8h, Trapiche de Icoaraci.
  • Inauguração do Monumento a Tamandaré: 8 de dezembro, 17h, Mangal das Garças.
  • Visitação Pública ao Navio-Patrulha “Guarujá”: 9 e 10 de dezembro, 11h às 16h, Cais da Escadinha.
  • Exposição do Helicóptero Super Cougar: 10 de dezembro, 10h, Shopping Bosque Grão-Pará.
  • Apresentação da Banda de Música: 10 de dezembro, 19h, Shopping Bosque Grão-Pará.
  • Cerimônia do Dia do Marinheiro: 13 de dezembro, 9h, Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.
  • Parada Naval: 15 de dezembro, 9h, Baía do Guajará.
  • Visitação ao NHo “Garnier Sampaio” e ao NPa “Bocaina”: 16 e 17 de dezembro, 11h às 16h, Cais da Escadinha.
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).