A Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva (JWMTT, acrônimo em inglês) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) encerrou, no dia 23 de julho, participação no treinamento para as Forças Armadas da República Democrática do Congo. A equipe, composta por militares brasileiros especializados em guerra na selva, foi deslocada para a província de Ituri, na parte norte do país, nas proximidades da fronteira com o Sudão do Sul e Uganda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os treinamentos ministrados pela JWMTT foram parte de um grande esforço das Nações Unidas para reforçar as capacidades das tropas locais em técnicas comumente utilizadas em ambiente de selva. A República Democrática do Congo possui a segunda maior floresta equatorial do planeta, sendo superada apenas pela Amazônia. O fortalecimento das habilidades das tropas do Congo em operar neste singular ambiente torna-se imprescindível para a consolidação de sua soberania.

Foram realizados treinamentos sobre orientação com bússola e com carta, movimento tático, contraemboscada, reação ao contato, planejamento e execução de patrulhas, com foco em patrulhas de emboscadas, entre outros. Durante o treinamento, o Comandante do Componente Militar da MONUSCO, General de Divisão Affonso da Costa, que é brasileiro, esteve no local para realizar a inspeção das atividades e comprovar a eficácia dos treinamentos.

Treinamento de Selva

A Equipe Móvel de Treinamento de Selva tem desenvolvido seu trabalho no nordeste do Congo há mais de dois anos. No total, desde junho de 2019, mais de 40  guerreiros de selva já tiveram a oportunidade de compor a equipe. A atividade coloca a expertise militar brasileira em operações na selva à serviço da paz mundial.

Fonte: CIGS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).