No dia 21 de março, o Comandante do 1° Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) conduziu a abertura da Operação Athenas II, por videoconferência, com a participação dos comandantes das organizações militares operacionais subordinadas a este Grande Comando. A Operação tem a finalidade de manter a capacitação dos Batalhões de Engenharia do Nordeste para emprego em Operações de Garantia de Votação e Apuração (GVA) em eleições, quando há solicitação da Justiça Eleitoral, ao encontro da programação da Instrução Militar, repetida todos os anos pelo Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As duas primeiras fases do Exercício ocorrerão até o dia 25 de março, por meio de planejamento e solução de Problemas Militares Simulados, relacionados às funções de combate, que exigirão respostas, individuais e em grupo, dos oficiais, subtenentes e sargentos, conforme a Doutrina Militar Terrestre. As condutas obtidas serão avaliadas, a fim de auxiliar futuros planejamentos para o caso de emprego das tropas em situação real.

Estão envolvidos na Operação Athenas II o 7° Batalhão de Engenharia de Combate e os 1º, 2º, 3º e 4º Batalhões de Engenharia de Construção, sob a coordenação do 1º Gpt E.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).