O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), em parceria com a Prefeitura de Ananindeua (PA), promoveu no dia 16 de outubro a Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2021. O evento contou com o apoio do Comando Aéreo Norte (I COMAR), da Ala 9 e da Base Aérea de Belém (BABE), e foram ofertadas especialidades médicas e atendimento odontológico às comunidades mais carentes. Durante o cerimonial de abertura, a Banda de Música da BABE proporcionou momentos de lazer ao longo da manhã, tocando canções conhecidas da população.

A ACISO contou com uma extensa equipe de profissionais médicos e dentistas, que fizeram os atendimentos em especialidades nas quais há uma demanda reprimida muito grande no
município, como enfatizou o prefeito de Ananindeua, Daniel Barbosa Santos, “Para nós, essa parceria é fundamental, trazendo especialidades que não temos em nossa rede pública. Se não fosse a ajuda da Força Aérea Brasileira, o nosso programa assistencial ficaria bem mais difícil”, comenta.

i21102016063307399

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para os profissionais que prestam o atendimento, o acolhimento desta parcela da população mais necessitada torna-se uma experiência muito gratificante, pois além de promover saúde, também é uma questão de amor ao próximo. Para o Major Médico Paulo Henrique Nunes Pereira, a ACISO traduz a missão da FAB. “Essa ação aproxima a FAB da população mais necessitada e, na área da saúde, há um significado ainda mais especial, pois os muros do hospital são ultrapassados e chegamos até pessoas que não têm a possibilidade de obter um tratamento de maior qualidade”, ressaltou.

i21102016140704778

Além das especialidades médicas, a ACISO também disponibilizou atendimento odontológico, atividade de escovódromo e orientação de saúde oral para adultos e crianças, focando no tratamento preventivo. Para dar o apoio às necessidades da população, foi montada uma clínica odontológica de campanha, na qual foram realizados diversos tipos de procedimentos clínicos. Para o Chefe da Divisão Odontológica do HABE, Capitão Dentista Alysson Cruz de Freitas, “sabemos que não vamos conseguir abraçar todas as necessidades, mas estamos fazendo o melhor possível, que é o nosso papel como cidadãos e como membros das Forças Armadas”, disse.

i21102016141505482

Para o Diretor do HABE, Coronel Médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, a ação foi coroada de êxito, contabilizando mais de 500 atendimentos, sendo as especialidades mais procuradas a Endocrinologia, Cardiologia, Clínica Médica e atendimentos odontológicos. Além disso, foram realizados eletrocardiogramas e exames de ultrassonografia. “Os profissionais de saúde da Força Aérea, além de sua missão institucional, têm uma forte preocupação social com essa parcela mais carente da população e, por meio de ações como essa, promovem saúde aos mais necessitados”, finalizou.

i21102016054709172

Fotos: Cabo Patricio / HABE

Fonte: HABE
Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).