Araguari (MG) – O Centro de Instrução de Engenharia do 2º Batalhão Ferroviário apoiou o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) na preparação de militares em funções afetas a desminagem humanitária, no período de 22 a 26 de agosto. A atividade contou com a participação de um total de vinte e três estagiários, sendo quinze oriundos de diversas organizações militares do Exército Brasileiro, um militar da Marinha do Brasil e sete militares de nações amigas, oriundos do Paraguai, da Guatemala, de São Tomé e Príncipe, da Colômbia e da Bolívia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As instruções ministradas por militares do batalhão tiveram por objetivo apoiar o Estágio de Ação contra Minas, conduzido pelo CCOPAB. O estágio visa preparar militares para exercerem funções de instrutores, monitores e assessores internacionais nos trabalhos de desminagem humanitária sob a égide da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Fonte: 2º Batalhão Ferroviário

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).