A Base Aérea de Florianópolis (BAFL), localizada em Santa Catarina (SC), sob a coordenação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), sediará, nos dias 19 e 20 de maio, a II SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa. O evento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA), reunirá profissionais da área com o objetivo de apresentar o que há de mais moderno em produtos e tecnologias de defesa e promover a interação das Forças Armadas com a indústria, governo e centros de tecnologia.

Tendo como base o modelo da Tríplice Hélice, que reúne governo, indústria e academia/universidade, a feira contará, ainda, com a participação institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, de Empresas Estratégicas de Defesa (EED) e de centros acadêmicos.

i2242616280608682Ao longo dos dois dias de evento, serão discutidos os desafios das indústrias desses segmentos, por meio de painéis e palestras dinâmicas, além da exposição de artigos e serviços. Estarão presentes autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos de empresas para tratar das oportunidades apresentadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No estande da Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes poderão conhecer alguns dos Projetos Estratégicos da Instituição por meio de uma mesa interativa e visitar a réplica do novo vetor de Caça, o F-39 Gripen.

O representante do EMAER junto ao COMDEFESA, Coronel Aviador Helcio José Jasiocha Soares, fala sobre a interação da FAB com as Instituições participantes. “É muito importante conhecer as capacidades dos centros de tecnologia e universidades do nosso País, visando possíveis interações para o desenvolvimento de projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER). A importância da interação com a indústria é a de fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID) brasileira, buscando soluções para transformar estes projetos em produtos”, explicou.

Confira toda a programação e outras informações no site scexpodefense.com.br.

Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).