Vice-almirante, André Moraes Ferreira; comandante de Operações Navais, almirante Wladmilson Borges de Aguiar; presidente do SINDIPESCA, Gabriel Calzavara; comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Alexander Reis Leite Foto: Canindé Soares

Ao participar da cerimônia de transmissão do cargo de comandante do 3º Distrito Natal ao vice-almirante Alexander Reis Leite, o presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), Gabriel Calzavara, destacou o relacionamento institucional entre a FIERN e a Marinha do Brasil para a consolidação do Cluster Tecnológico e Naval do Rio Grande do Norte. Gabriel Calzavara representou o presidente da FIERN, Amaro Sales, na solenidade, que também teve a presença do comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e do comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A presença da FIERN é muito significativa, porque a Federação lidera o Cluster do Mar no RN. Portanto, prestigiamos a transmissão de cargo, na qual também estavam o primeiro comandante da Marinha do Brasil, o vice-almirante do 3º Distrito, o capitão de Mar e Guerra da Base Natal, o capitão dos Portos”, observou o Armador de Pesca Gabriel Calzavara. Ele informou que, na ocasião, reafirmou a importância do Cluster e a mobilização que o presidente FIERN, Amaro Sales, articula para garantir ao Estado o desenvolvimento da economia do mar.

“Isso mostra que o projeto avança e que vai se consolidar no Nordeste, a partir do Rio Grande do Norte”, acrescentou o empresário.

O presidente SINDIPESCA-RN afirmou que os comandantes da Marinha e do 3º Distrito Naval demonstraram reconhecer no Cluster uma iniciativa estratégica. Armador de Pesca Gabriel Calzavara observou também que os almirantes reafirmaram que estão à disposição para apoiar e participar do projeto, que percebem como sustentável e relevante para a defesa nacional.

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, também participou da cerimônia de transmissão do cargo de comandante do 3º Distrito Natal ao vice-almirante Alexander Reis Leite. Também estavam presentes, o vice-almirante, André Moraes Ferreira, comandante exonerado; comandante de Operações Navais, almirante de esquadra, Wladmilson Borges de Aguiar; presidente do SINDIPESCA-RN, Gabriel Calzavara; comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen.

Fonte: FIERN

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).