O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT/RS) propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira. Com o objetivo de ampliar os investimentos públicos e privados na indústria naval, a proposta visa gerar novos empregos indiretos, principalmente em outras atividades industriais. A ideia do parlamentar é utilizar o poder de compra estatal para aumentar o fluxo de encomendas, principalmente da Petrobras, por meio de exigências de conteúdo local. A proposta conta com o apoio de entidades como a Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), entre outras.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Naval e Offshore (Sinaval) mostram que, desde o auge de empregos na indústria naval em dezembro de 2014, o país perdeu mais de 60 mil postos em razão da crise setorial. Em maio de 2022, eram 21.447 pessoas com emprego direto na indústria naval. O deputado também sugere a retomada de obras paradas e a internalização da construção de encomendas já existentes, além da revogação da lei BR do Mar e a aprovação de um novo marco legal para que a indústria naval nacional seja privilegiada na navegação de cabotagem. A proposta ainda será avaliada pela Mesa da Câmara.