No dia 23 de outubro, a Escola de Guerra Naval (EGN) abriu suas portas para celebrar o Dia do Mestre, um evento que reconheceu a dedicação e excelência de seus professores e instrutores. A ocasião foi marcada pela leitura da Ordem do Dia nº 1 de 2023 da Diretoria de Ensino da Marinha, que destacou a importância desse dia especial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenageando os Melhores

Snapinsta.app 396472809 853159419672010 9021792366565459789 n 1080 1

Durante a cerimônia, o prêmio “Professor Padrão” e “Instrutor Padrão da Ativa e da Reserva” – 2023 foi entregue aos educadores que se destacaram ao longo do ano letivo. Esses prêmios reconhecem não apenas a competência técnica dos professores e instrutores, mas também sua habilidade no relacionamento interpessoal e dedicação profissional.

O evento contou com a presença de líderes importantes da EGN, incluindo o Diretor da Escola, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, o Superintendente de Pesquisa e Pós-graduação, Contra-Almirante (RM1) Marcio Magno de Farias Franco e Silva, e o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland. Representantes da tripulação também estiveram presentes para prestigiar os homenageados.

Reconhecendo Autores

Snapinsta.app 396268620 871246534500115 3276090081350987415 n 1080

Além dos prêmios, a cerimônia também homenageou os instrutores autores da EGN. Entre os 63 professores e instrutores da escola, 13 deles são autores de obras publicadas em livros. Em homenagem a esses educadores, foi inaugurado um espaço permanente na Biblioteca da Escola de Guerra Naval, onde suas obras serão expostas para inspirar as futuras gerações.

A EGN demonstra seu compromisso com a excelência no ensino, reconhecendo e celebrando os profissionais que moldam o futuro dos líderes navais do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).