Nesta semana tiveram início o V Curso de Geopolítica e o IV Curso de Liderança Estratégica, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), vocacionados prioritariamente para civis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto 2

O Curso de Geopolítica tem por finalidade apresentar fundamentos e teorias da Geopolítica e aprofundar os respectivos estudos, em especial os formulados por pensadores geopolíticos brasileiros, discutindo a Geopolítica do Século XXI para que sejam interpretadas as relações entre território, espaço e poder, bem como suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos.

Já o Curso de Liderança Estratégica tem por objetivos conhecer e aplicar conceitos relacionados ao estudo da Liderança Militar, especialmente no nível estratégico e discutir como os conceitos de liderança estudados e aplicados pelo Exército Brasileiro podem ser adotados em outros ambientes.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, realizou a abertura dos dois cursos e destacou aos alunos a importância da interação dos participantes acadêmicos, servidores públicos, empresários e trabalhadores da iniciativa privada com os cursos da Escola, agregando e difundido conhecimentos.

Durante todo o evento foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de ambientes abertos e ventilados.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).