Mourão e Comitiva de Embaixadores embarcam em Navio de Assistência Hospitalar da Marinha

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Vice-Presidente da República e Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Antonio Hamilton Martins Mourão, acompanhado de Ministros de Estado, Senador e Embaixadores da África do Sul, Alemanha, Canadá, Colômbia, Espanha, França, Peru, Portugal, Reino Unido, Suécia e União Europeia, além de membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, embarcaram em um dos Navios do Comando da Flotilha do Amazonas, no dia 5 de novembro.

O objetivo da visita à Amazônia foi apresentar aos embaixadores as atividades de alguns ministérios que compõem o Conselho Nacional da Amazônia Legal, mostrando a realidade da região e as ações implementadas pelo Governo Federal para o combate a crimes ambientais. Dentre elas, as atividades realizadas pelos quatro Navios de Assistência Hospitalar e os cinco Navios-Patrulha Fluvial subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, que atuam diretamente nas ações de assistência primária à saúde aos ribeirinhos e na patrulha naval dos rios.

A Comitiva foi recebida pelo Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, e foi convidada a embarcar no Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”. Na oportunidade, foram apresentados aos diplomatas a extensão dos atendimentos realizados pelos navios nos municípios do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que totalizam em média 45 mil pessoas atendidas anualmente, e as instalações de um navio voltado à saúde, adaptado com consultórios médicos, salas de atendimento odontológico, salas de vacinação, sala para pequenas intervenções cirúrgicas e sala para os exames de mamografia.

O Vice-Almirante Colmenero destacou a importância da visita dos embaixadores para a Amazônia. “Apresentar as atividades que a Marinha realiza na Amazônia Ocidental é de extrema relevância uma vez que aqui os rios é que comandam a vida”.

A navegação ocorreu até o Encontro das Águas, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer o fenômeno natural do encontro dos Rios Negro e Solimões.

As informações são da Marinha do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).