Ao abrir o II SEPRIM, o Diretor da DPHDM destacou a importância do repositório da Marinha na gestão da produção científica

O Museu Naval, no Rio de Janeiro (RJ), sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), foi palco de mais um Seminário sobre Periódicos Científicos, Bibliotecas Digitais e Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (SEPRIM), no dia 26 de outubro. Tendo como tema a “Gestão da Produção Científica”, o evento apresentou ainda a nova versão do Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha (RI-MB) — disponível em www.repositorio.mar.mil.br.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A exemplo do I SEPRIM, ocorrido em 2018, esta segunda edição do evento lotou o auditório do museu, recebendo mais de 110 pessoas. A programação contou com uma palestra sobre “A importância dos repositórios no Movimento de Acesso Aberto à literatura científica”, proferida pela professora doutora Michely Jabala Mamede Vogel, docente da Universidade Federal Fluminense em Biblioteconomia e Arquivologia, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do qual é vice-coordenadora.

Mestre em Educação, o Capitão de Mar e Guerra (IM) Hercules Guimarães Honorato falou sobre o RI-MB na gestão do conhecimento. Doutoranda e mestre em História, Política e Bens Culturais, e Coordenadora Técnica do Repositório Institucional Arca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claudete Fernandes de Queiroz, discorreu sobre o histórico, atividades e projetos da “Rede Sudeste de Repositórios Digitais” (hoje com 81 instituições de ensino e pesquisa).

sucesso de publico evento reuniu bibliotecarios militares e civis 0
Evento reuniu bibliotecários (militares e civis), professores e alunos de universidades, e representantes de instituições de pesquisas

Atuando também no Arca, o bibliotecário e mestre em Ciência da Informação Éder de Almeida Freyre abordou sobre o repositório, mantido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, e sobre a gestão do conhecimento na instituição. A DPHDM marcou presença em palestras sobre o Portal de Periódicos da Marinha e sobre o RI-MB, ministradas por suas bibliotecárias, respectivamente: a Capitão de Fragata Leniza de Faria Lima Glad, Chefe da Biblioteca da Marinha; e a Primeiro-Tenente Alessa Fabíola dos Santos Ceslinski.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).