Atividade de desatracação do NpaOc Apa

Nos dias 8 e 9 de outubro, uma experiência transformadora aguardava 20 alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES). Eles embarcaram no Navio-Patrulha Oceânico Apa, uma embarcação vinculada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste. Esta jornada fez parte do programa “Quebra-Sal”, que tem como objetivo proporcionar aos aprendizes uma vivência real da vida no mar.

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Rotina Naval: Muito Além da Teoria

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Grumetes da EAMES em atividades marinheiras

Durante o embarque, os alunos tiveram a oportunidade única de mergulhar na vida embarcada. Eles não apenas observaram, mas também participaram ativamente da rotina de bordo. Entre as atividades, destacam-se a execução de fainas marinheiras, como atracação e desatracação, treinamentos de postos de abandono e combate, além de adestramentos teóricos e práticos em primeiros socorros. Uma experiência marcante foi o treinamento de controle de avarias usando máscaras de combate a incêndio. Além disso, os futuros marinheiros acompanharam de perto os serviços de vigilância e navegação e receberam valiosas palestras sobre a carreira naval e educação financeira.

Visitas que Inspiram e Motivam

Após retornarem à Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), a jornada educativa dos alunos da EAMES não parou por aí. Eles tiveram a honra de visitar o Navio-Tanque Almirante Gastão Motta e o Navio Doca Multipropósito Bahia. Essas visitas não apenas complementaram seu aprendizado prático, mas também serviram como uma fonte de inspiração. Conhecer essas grandiosas embarcações reforça o orgulho e a motivação de servir à Marinha do Brasil, além de ajudá-los na escolha de suas futuras especialidades e missões.

]Formando Defensores dos Nossos Mares

A experiência vivida pelos alunos da EAMES é um testemunho do compromisso da Marinha do Brasil em formar profissionais capacitados, motivados e prontos para defender nossos mares. Através de programas como o “Quebra-Sal”, a Marinha garante que a teoria aprendida em sala de aula seja complementada com vivências práticas, preparando assim, marinheiros competentes e dedicados à nação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).