A Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, também conhecida como “Base Engenheiro Armando de Arruda Pereira”, realizou no dia 24 de fevereiro uma cerimônia especial para apresentação do Estandarte Histórico da organização militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anísio David de Oliveira Junior, que entregou o Estandarte Histórico ao Comandante da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, Coronel Paulo César Pasini. Em seguida, o terceiro-sargento Matheus da Silva Pinheiro, da Companhia de Apoio, selecionado dentre os Praças mais modernos e distintos da OM, executou a apresentação do Estandarte Histórico ao efetivo da unidade.

O Estandarte Histórico da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste possui uma descrição heráldica que inclui a forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro, e o campo de branco. No coração, o escudo da família “PEREIRA”, em suas cores contorneado de ouro. No chefe do estandarte, o dístico: “BASE”; na ponta os dísticos: “ENGENHEIRO” e “ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA” todos em ouro. Laço militar nas cores nacionais com o Indicativo Militar da OM, em ouro.

A solenidade foi realizada como parte das atividades alusivas ao 73º aniversário de criação da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste. O evento ressaltou a importância histórica e simbólica do Estandarte Histórico para a organização militar, bem como para a preservação da memória e das tradições do Exército Brasileiro.

article?img id=16519796&t=1678126614488
article?img id=16519797&t=1678126615132
article?img id=16519798&t=1678126616048
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).