Meus comandados!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Anualmente, no dia 19 de novembro, a vibração e o ardor de nossas vozes fazem ecoar pelo Brasil o Hino à Bandeira, em orgulhosa saudação ao nosso mais relevante símbolo pátrio.

Nesse momento cívico, tão expressivo para todos nós brasileiros, convido-os a refletirmos acerca dos sentimentos pela Pátria, que as cores e a legenda do Pavilhão Nacional despertam.

Evocada pelo verde, a esperança de uma Nação cada vez mais próspera, justa e fraterna motiva todos nós, soldados, a continuarmos no incessante e dedicado serviço à Pátria, tendo em mente que a defesa do País é indissociável de seu desenvolvimento.

O legítimo anseio de prosperidade, que nos lembra o amarelo, revigora o ânimo do Exército com vistas a contribuir com a sociedade por meio de inúmeras ações no aproveitamento da riqueza de nosso território, na preservação do meio ambiente e na integração nacional.

Os mais elevados valores éticos e morais, representados pelo azul, remetem- nos ao nosso dever de soldado de honrar o legado de nossos antepassados e de continuar a inspirar a coesão entre os brasileiros, tendo na notável miscigenação, na religiosidade e na solidariedade da nossa gente verdadeiros pilares da harmonia do Povo brasileiro.

O branco da paz nos renova a certeza de que o Brasil jamais abdicará da eterna vocação de nação livre e democrática, bem como nos fortalece a fé de que a índole pacífica dos brasileiros se manterá como um dom de nossa nacionalidade, elemento fundamental para a superação de divergências e para a união fraternal da sociedade.

Por fim, as palavras “ordem e progresso”, inscritas na legenda, ressaltam o quão necessárias são essas condições para que a sociedade, tendo no Exército o seu Braço Forte, mantenha-se firme no seu rumo em busca do bem-estar dos brasileiros.

Tomados pelo entusiasmo ao ver a Bandeira tremulando, de norte a sul e de leste a oeste, nós, fiéis soldados, reconhecemo-la como o símbolo augusto da grandeza da Nação.

No seu dia, querido símbolo da amada terra do Brasil, receba de nossos soldados o afeto e o vigor que se encerram em nosso peito, como reafirmação do sublime compromisso de defender a Pátria, ainda que seja com o sacrifício da própria vida! Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos ilumine nossa Bandeira e abençoe o Povo brasileiro!

Brasil, acima de tudo!

Brasília-DF, 19 de novembro de 2021.

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Comandante do Exército

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).