A reunião entre ANTAQ e Marinha aconteceu na sede da autarquia

Em uma reunião realizada na quarta-feira (21), os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), juntamente com gestores da agência e servidores do GT-IMO, encontraram-se com o alto comando da Marinha do Brasil. O objetivo da reunião era finalizar os detalhes relacionados à participação e contribuição da ANTAQ na Auditoria dos Estados-Membros da Organização Marítima Internacional (IMSAS-IMO), que será realizada no Brasil este ano.

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A reunião ocorreu em formato híbrido, tanto presencialmente no prédio da ANTAQ quanto virtualmente via Microsoft Teams, e contou com a participação de representantes tanto da ANTAQ quanto da Marinha do Brasil.

Aspectos Discutidos

Durante o encontro, discutiu-se o documento “Plano Geral para Implementação dos instrumentos da Organização Marítima Internacional”, que foi aprovado na última reunião da Comissão Coordenadora dos Assuntos da IMO (CCA-IMO), com contribuições da ANTAQ.

A discussão também abordou aspectos da implementação de alguns códigos da IMO referentes às responsabilidades do Brasil como “Estado de Porto”, como os códigos IMSBC, IMDG e o Grain Code.

Foi dada atenção especial à recente atualização que a ANTAQ realizou na norma que disciplina a prestação de serviços de retirada de resíduos de embarcações em águas sob jurisdição nacional em portos públicos e nas instalações portuárias autorizadas (Resolução Normativa 99/2023-ANTAQ). Vale lembrar que a ANTAQ é responsável por alimentar o sistema Gisis da IMO, fornecendo informações sobre empresas que prestam esses serviços no Brasil e respondendo a eventuais inadequações reportadas durante a contratação e prestação desses serviços.

Tópicos para a IMO

Por fim, discutiram-se os tópicos a serem apresentados à IMO durante as auditorias. Nessa ocasião, a ANTAQ realizará uma apresentação institucional que abordará a Agenda Ambiental 2022/2023 da ANTAQ, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), o painel estatístico da Agência, o estudo de Impacto da Mudança do Clima nos Portos Brasileiros, entre outras ações voltadas à sustentabilidade e segurança portuária.

Presenças Notáveis

A reunião contou com a presença de diversos representantes importantes de ambas as instituições, incluindo o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, o diretor Lima Filho, e os capitães de Mar e Guerra Fernando Emanuel Benites e Paulo Roberto da Costa Barros, representando a Marinha do Brasil.

Sobre a IMO

A IMO é uma agência da estrutura da ONU que fornece mecanismos de cooperação entre governos e estabelece padrões internacionais de segurança marítima, eficiência da navegação e prevenção e controle da poluição marítima causada por navios. A Marinha do Brasil representa o país na agência, um trabalho apoiado pela CCA-IMO. A ANTAQ possui um Grupo de Trabalho designado para apoiar ativamente a Marinha brasileira em comitês técnicos da IMO.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).