blank

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Revista Navigator recebe, até 30 de setembro, artigos para a redação do dossiê intitulado: “A criação da Esquadra e as lutas pela consolidação da Independência do Brasil”. Podem participar da seleção, os universitários e demais acadêmicos, brasileiros e estrangeiros, interessados em contribuir com a temática.

O dossiê busca contribuições que abordem o processo de organização e formação da primeira Esquadra brasileira, da consolidação da Independência do País, e dos conflitos ocorridos no mar e em terra com essa finalidade, entre os anos de 1822 e 1825. Ele será organizado pelo Prof. Dr. Sergio Willian de Castro Oliveira Filho e pelo doutorando Robert Wagner Porto da Silva Castro. Produzida pela Marinha do Brasil, a revista está disponível no Portal de Periódicos da Força.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O artigo deve analisar questões relacionadas aos aspectos logísticos, operacionais e humanos atinentes à constituição da primeira Esquadra; ações navais e militares na Guerra de Independência; elites locais e a Esquadra da Independência; perspectivas internacionais acerca da Independência do Brasil; construção e consolidação da memória sobre o processo de Independência do Brasil; e a cultura marítima nos tempos da Independência.

Histórico
De grande influência no contexto do processo de consolidação da Independência do Brasil, especialmente para a manutenção da integridade territorial do País, o Poder Naval figurou como elemento de significativa importância na crise entre o então Reino do Brasil e Portugal. Devido a sua rápida organização, a atuação da Esquadra Imperial mostrou-se fundamental para impedir a chegada de reforços portugueses ao Brasil, combatendo-os no litoral e apoiando ainda as lutas pela Independência em terra.

Serviço:
Os artigos podem ser enviados até 30 de setembro de 2022, pelo Portal de Periódicos.

Para outras informações, entre em contato por meio do endereço [email protected].

blank
Edição mais recente da Revista Navigator