Militares resgatam pescadores à deriva, na Meia Praia (SC)
A Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) foi acionada, em 14 de julho, em virtude do desaparecimento da embarcação pesqueira “Vô Mauri”, com dois pescadoresMauri Martinho da Cunha, 75 anos, e José Ferreira, 73 anosque haviam saído no dia 13, com previsão de regresso no mesmo dia, e não retornaram.
Uma equipe composta por quatro militares da Delegacia, utilizando a embarcação LAEP-10 (IB) “Tijucas”, iniciou as buscas nas proximidades das praias do Estaleiro e do Pinho. Logo depois, na localidade da Meia Praia, município de Itapema (SC)encontraram pesqueiro à deriva, com os dois tripulantes, e efetuaram o resgate. Os pescadores foram levados para um trapiche no Canto da Praia, em Itapema, quando desembarcaram em segurança.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).