Na tarde de 26 de julho, o Navio Mercante “Goldeneye”, de bandeira do Chipre, que navegava a cerca de 480 milhas náuticas (aproximadamente 870 km) do litoral da Bahia, com destino a San Lorenzo, na Argentina, entrou em contato com o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) do Comando do 1º Distrito Naval, solicitando o resgate de um tripulante que apresentava forte cefaleia e episódios de perda de consciência. Um médico já havia prestado serviço de assistência por telemedicina para tentar estabilizar o quadro de saúde do tripulante, mas sem sucesso.
Após análise das possibilidades, foi decidido por realizar Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), um SH-16 pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino. O navio foi, então, orientado a alterar o rumo e demandar as proximidades do Porto de Vitória (ES) e a ASE foi desdobrada no aeroporto local para, quando tivesse alcance, ser lançada e realizar o resgate.
Na tarde do dia 27 de julho, com o Navio estando a pouco mais de 155 milhas (aproximadamente 280 km) de Vitória, a ASE decolou para o ponto de encontro, contudo, em razão de condições climáticas adversas, não foi possível realizar a retirada do tripulante.
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Em nova tentativa, na manhã do dia 28 de julho e com condições meteorológicas adequadas, o resgate foi realizado, sendo o enfermo transportado para o aeroporto de Vitória, onde uma equipe SAR da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) o aguardava. Na sequência, o tripulante foi encaminhado a um hospital local para receber tratamento médico.
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