Voiced by Amazon Polly

Google News

Na tarde de 26 de julho, o Navio Mercante “Goldeneye”, de bandeira do Chipre, que navegava a cerca de 480 milhas náuticas (aproximadamente 870 km) do litoral da Bahia, com destino a San Lorenzo, na Argentina, entrou em contato com o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) do Comando do 1º Distrito Naval, solicitando o resgate de um tripulante que apresentava forte cefaleia e episódios de perda de consciência. Um médico já havia prestado serviço de assistência por telemedicina para tentar estabilizar o quadro de saúde do tripulante, mas sem sucesso.

Após análise das possibilidades, foi decidido por realizar Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), um SH-16 pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino. O navio foi, então, orientado a alterar o rumo e demandar as proximidades do Porto de Vitória (ES) e a ASE foi desdobrada no aeroporto local para, quando tivesse alcance, ser lançada e realizar o resgate.

Na tarde do dia 27 de julho, com o Navio estando a pouco mais de 155 milhas (aproximadamente 280 km) de Vitória, a ASE decolou para o ponto de encontro, contudo, em razão de condições climáticas adversas, não foi possível realizar a retirada do tripulante.

Em nova tentativa, na manhã do dia 28 de julho e com condições meteorológicas adequadas, o resgate foi realizado, sendo o enfermo transportado para o aeroporto de Vitória, onde uma equipe SAR da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) o aguardava. Na sequência, o tripulante foi encaminhado a um hospital local para receber tratamento médico.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui