Brasil e Paraguai realizam seminário sobre gerenciamento de tráfego aéreo

A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) e a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) realizaram, no dia 22 de setembro, o Primeiro Seminário Binacional de Gerenciamento de Trânsito Aéreo, em Assunção, capital do Paraguai. O evento aconteceu na sede do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), órgão de capacitação da DINAC, e reuniu autoridades paraguaias e brasileiras com o objetivo de promover interações entre profissionais de gerenciamento e controle de tráfego aéreo do Brasil e do Paraguai em questões relacionadas ao tema.

Estiveram presentes o Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico; o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea paraguaia, General de Divisão Aeronáutica Arturo Javier González; o Adido de Defesa e do Exército do Brasil, Coronel Nilberti Viana Gramosa; o Adido Naval do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Luiz Guilherme Dias Guadagnino; o Adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Frederico Casarino; o Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Helmer Barbosa Gilberto; dentre outras autoridades.

O Seminário, transmitido via online, iniciou com as palavras do Presidente da DINAC, Félix Masao Kanazawa Makino. “Somos muito gratos ao governo brasileiro e à MTAB. Grandes avanços foram alcançados no gerenciamento e na capacitação tecnológica em estreita cooperação com a Força Aérea Paraguaia”, disse.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico, afirmou que o objetivo do evento foi o de criar bases para o Paraguai se tornar um importante HUB aéreo internacional. “Este seminário é a demonstração adicional de compromisso do Brasil com o desenvolvimento do Paraguai com ênfase na capacitação dos recursos humanos”, disse.

Durante a programação foram abordados assuntos sobre aviação. O Departamento do Espaço Aéreo (DECEA) e o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) realizaram duas palestras. O Chefe da Divisão de Operações do ICA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, abordou o Planejamento do Espaço Aéreo e os principais fatores a considerar no desenvolvimento desta atividade. “Apresentar este tema e conseguir atingir a todos foi desafiador, mas tenho certeza que o objetivo foi alcançado. As informações compartilhadas vão ajudar o Paraguai a organizar melhor sua própria estrutura para o desenvolvimento e implementação de Conceitos de Espaço Aéreo”, disse.

Ao final da participação brasileira, o chefe da MTAB, Coronel Helmer Barbosa Gilberto, afirmou que os palestrantes trouxeram o panorama mundial e os conceitos mais atuais sobre Planejamento do Espaço Aéreo, Aeroportuário e sobre Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. “Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento do cenário sul-americano”, disse.

Fotos: DECEA

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui