Militares durante inspeção naval e ação de presença

A Operação “Verão 2021/2022” é realizada nacionalmente pela Marinha e tem como objetivo intensificar ações diversas em prol da segurança da navegação, da salvaguarda da vida humana nas áreas de navegação e da prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações e suas estações de apoio. A operação, iniciada no dia 15 de dezembro, segue até 15 de março, com foco em abordagens e fiscalizações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na área de jurisdição da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS), foram realizadas 263 abordagens, emitidas 13 notificações e 4 apreensões. Já nas áreas de jurisdição das organizações militares subordinadas, foram abordadas 165 embarcações e emitidas 16 notificações na área de jurisdição da Delegacia Fluvial de Uruguaiana; e 669 abordagens de embarcações, 16 notificações e 3 apreensões na área de jurisdição da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai).

foto2 1
Equipe de inspeção naval da AgTramandai utiliza o
etilômetro em condutor de embarcação

As equipes de inspeção naval realizaram abordagens em locais de maior tráfego de embarcações de pesca e de esporte e recreio como lanchas e motos aquáticas. As inspeções seguirão fiscalizando e conscientizando a comunidade náutica sobre a importância das regras de segurança da navegação, a fim de reduzir o risco de acidentes, além de promover e divulgar a mentalidade marítima junto à sociedade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).