Crianças de comunidade ribeirinha recebem orientações sobre prevenção ao acidente de escalpelamento

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no dia 14 de Julho, uma palestra sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu, em Belém (PA). A ação foi promovida pela Organização Não-Governamental “Amigos Voluntários do Pará”, com apoio da Marinha do Brasil e das empresas Paravida, Quality, Alessa, Cabelereiros solidários, Padaria Liliane, Comissão de Saúde e de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil e Projeto Criança Feliz.

Na ocasião, a CPAOR ministrou palestra sobre prevenção de acidentes, como o escalpelamento; cursos oferecidos pelo Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania; e demonstração de uso de coletes salva-vidas. Aproximadamente 35 pessoas receberam instruções sobre práticas individuais e coletivas, que possibilitam a prevenção de acidentes.

blank
Militar palestra sobre cursos profissionalizantes oferecidos
gratuitamente pela Marinha, no Pará

Foram doados 28 coletes salva-vidas, revistas e cartazes educativos, bem como foi oferecido o serviço de orientação do Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPAOR, que prestou esclarecimentos sobre os serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores; como segunda via da carteira marítima; transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro; inscrição de embarcação; renovação de título de embarcação; transferência de propriedade de embarcação e vistoria.

A ação tem como objetivo combater os acidentes da navegação na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto às comunidades ribeirinhas, através de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição e a salvaguarda da vida humana.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui