Candidatos fazem provas para Arrais Amador/Motonauta

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou, entre os dias 16 e 20 de dezembro, a primeira comissão das Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário da Operação Verão 2022-2023, no Norte Capixaba (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a passagem, no dia 17 de dezembro, com uma equipe composta por 09 militares, realizou a aplicação de provas para 78 inscritos na habilitação de Arrais Amador/Motonauta, no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Bartouvino Costa (CEEFMTI), no município de Linhares (ES).

As provas realizadas, por solicitação da Escola Náutica Linhares, foram aplicadas em três salas de aula, onde os inscritos puderam ver princípios básicos da navegação, combate a incêndio, primeiros socorros, noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas.

A CPES, ao levar os serviços da Capitania a locais mais distantes, não só estreita os laços com a Sociedade Capixaba, mas também fomenta a mentalidade marítima para uma navegação mais segura e consciente, por meio dos novos Aquaviários.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).