Em um esforço para ampliar o acesso à saúde e promover a cidadania entre as comunidades ribeirinhas mais isoladas, a Marinha do Brasil (MB) deu início, nesta terça-feira (27), à Operação “Chance Para Todos”. Esta iniciativa visa alcançar populações que, devido à sua localização remota, enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos de saúde e cidadania.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Missão de Saúde e Esperança

capa 4dn 0

Nesta primeira etapa, até o dia 9 de abril, a MB estende sua mão amiga aos moradores dos municípios de Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, e Abaetetuba, no nordeste do Pará. A bordo do Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, médicos e dentistas, junto a profissionais de instituições parceiras, oferecerão atendimentos de saúde gratuitos, além da distribuição de medicamentos prescritos sem custo.

Serviços Além da Saúde

Para além dos atendimentos médicos e odontológicos, a operação contempla uma gama de serviços adicionais, como a emissão de documentos, balcão de direitos com esclarecimentos jurídicos, cobertura de eixos de embarcações para prevenir acidentes como escalpelamentos, e uma série de cursos e palestras educativas. Estes serviços são fundamentais para o fortalecimento da cidadania e o bem-estar dessas comunidades, muitas vezes esquecidas pela logística convencional de acesso a serviços públicos.

NA “Pará”: Uma Plataforma de Cidadania Flutuante

O NA “Pará”, peça central desta missão, é descrito não apenas como um meio de transporte e desembarque de tropas, mas principalmente como uma plataforma de ações cívico-sociais. Equipado com instalações médicas avançadas, incluindo sala de mamografia, centro de triagem, consultório médico e odontológico, sala de exames de imagem, e farmácia, o navio representa um marco na prestação de serviços de saúde na região amazônica. Em 2023, o NA “Pará” realizou mais de 7 mil atendimentos médicos e odontológicos, distribuindo 66 mil medicamentos, um testemunho da importância e do impacto dessas ações.

Um Compromisso com o Futuro

foto2 4dn 0

O sucesso alcançado em 2023 estabelece uma perspectiva promissora para as ações em 2024, com potencial de expansão e consolidação dessas iniciativas. Segundo o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, a Operação “Chance Para Todos” reflete o compromisso da Marinha do Brasil em garantir uma presença ativa do Estado brasileiro na Amazônia, levando cidadania e esperança às populações ribeirinhas.

Este esforço coletivo da Marinha, em colaboração com parceiros institucionais, não apenas aborda necessidades imediatas de saúde e cidadania, mas também contribui para o fortalecimento das comunidades ribeirinhas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas regiões mais remotas do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).