Assunção (Paraguai) – No dia 3 de novembro, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) realizou uma cerimônia em comemoração aos seus 80 anos de existência. A CMBP, herdeira da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, tem a missão de realizar a cooperação militar com fins científico, cultural, tecnológico e de aperfeiçoamento com as Forças Armadas do Paraguai, buscando consolidar suas estruturas e estreitar os laços de amizade entre o Exército Brasileiro e essas instituições.

A solenidade foi presidida pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda e contou com a presença de autoridades civis e militares do Brasil e Paraguai. Prestigiaram a cerimônia, o Ministro da Defesa do Paraguai, General de Exército (R1) Bernardino Soto Estigarribia, o Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, o Comandante das Forças Militares, General de Exército Oscar Arnaldo Cardozo Gonzalez, o Comandante da Força Aérea Paraguaia, General do Ar Arturo Javier González Ocampo, o Cônsul Geral do Brasil em Assunção, Embaixador Paulo Roberto Campos Tarrisse da Fontoura, o Comandante do Exército Paraguaio, General de Divisão Cesar Augusto Moreno Landaira, Oficiais-Generais das Forças Armadas do Paraguai da ativa e da reserva, integrantes do Corpo Diplomático brasileiro no Paraguai, Adidos Militares e Civis creditados no País e antigos integrantes da MMBIP/CMBP.

Na cerimônia foram entregues, às personalidades civis e militares, Medalhas do Exército Brasileiro, da Ordem do Mérito Militar, Marechal Trompowsky, e Diplomas de Amigo da CMBP, contribuindo assim para reafirmar os laços de cooperação e amizade entre o Brasil e o Paraguai.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em suas palavras, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel Nilberti Viana Gramosa, ressaltou a importância dessa missão para o fortalecimento da cooperação, integração e amizade entre o Exército Brasileiro e as Forças Armadas do Paraguai. Destacou, ainda, o importante legado dos antigos integrantes da Cooperação Militar.

Encerrando a cerimônia, o General Arruda, antigo integrante da CMBP, agradeceu a presença dos ilustres convidados e destacou a importância da missão para o fortalecimento dos laços de amizade entre o Exército Brasileiro e as instituições militares do Paraguai.

Fonte: Aditância do Brasil no Paraguai

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).