Comando Conjunto Sul Ativado

As organizações militares das Forças Armadas no Rio Grande do Sul estão empenhadas no socorro à população vítima das cheias no estado. Já na segunda-feira (04/09), os militares entraram em prontidão. Com base nos ensinamentos do ciclone extratropical de junho, um Centro de Operações foi ativado no Quartel General do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre/RS, ficando à disposição do Estado para atender às chamadas de apoio.

Em coordenação com a Defesa Civil, começaram os trabalhos de buscas, resgates e auxílio de transporte. Os militares das Forças Armadas também estão fornecendo alimentos (rações operacionais) aos bombeiros e demais órgãos que trabalham na ajuda às vítimas das enchentes. Até a tarde desta quarta-feira (06/09), mais de 400 homens de organizações militares de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Nova Santa Rita, Bento Gonçalves, Santa Maria, São Gabriel, Rio Grande e de Taubaté/SP estão mobilizados para atender aos municípios mais atingidos no Vale do Taquari.

Também estão sendo empregados materiais e equipamentos de engenharia, viaturas cisternas de água, ambulâncias, botes a motor, geradores, toldos, caminhões diversos e, até o fim desta quarta-feira, seis aeronaves estarão empregadas nas buscas e resgates. O Ministério da Defesa já deslocou mais duas aeronaves para apoiar o esforço estadual, com chegada na tarde de amanhã (07/09).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foto: Seção de Comunicação Social do Comando Conjunto Sul

A tropa também já atua na Central de Distribuição da Defesa Civil, na capital gaúcha, fazendo a triagem de roupas e de alimentos, que estão sendo enviados aos desabrigados, principalmente na Região do Vale do Taquari.

Fonte: Seção de Comunicação Social do Comando Conjunto Sul

 

Luiz Camões
Luiz Camões é um destacado profissional da comunicação, com uma carreira diversificada e marcante nos campos militar, jornalístico e documental. Desde o início de sua trajetória em 2001, ele se firmou no cenário audiovisual brasileiro, produzindo e dirigindo programas televisivos para redes como a Record e a Bandeirantes. Reconhecido por sua capacidade de inovação, o Jornalista Camões desenvolveu formatos que cativam e envolvem o público. Atualmente, lidera um projeto ambicioso que combina informação e participação ativa, com o objetivo de promover a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas. Seu trabalho não apenas esclarece as complexas redes de defesa e segurança do país, mas também apresenta ao público os interesses e desafios das profissões militares. Ao vivenciar e trazer informações dos bastidores das operações, ele proporciona uma visão única e detalhada das atividades militares. A missão do Jornalista Luiz Camões é clara: tornar acessíveis ao grande público informações relevantes sobre as atividades e atribuições militares, utilizando um formato inovador e envolvente. Seu compromisso é fortalecer os laços entre a sociedade civil e as instituições de defesa, promovendo uma compreensão mútua e um respeito aprofundado pelas nossas forças de defesa e sua base industrial.