Foto oficial da comitiva em visita ao COMPAAz

O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) recebeu, no dia 23 de agosto, a visita do Prefecto Mayor (PM) Carlos Damian Apablaza, Oficial da Prefeitura Naval Argentina (PNA), que se encontra realizando intercâmbio no Brasil, fruto do Memorando de Cooperação firmado entre a Prefeitura Naval Argentina e a Diretoria de Portos e Costas.

Dentre os principais objetivos e aplicações atribuídas por esse Memorando, ressalta-se o fortalecimento da cooperação interinstitucional para a capacitação do pessoal e intercâmbio de informações e experiências de caráter profissional, com foco na segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou instalações de apoio, bem como a proteção de navios e de instalações portuárias.

A reunião, realizada no Centro de Operações Marítimas (COpMar), contou com a participação de representantes do COMPAAz, da Diretoria de Portos e Costas e do Centro de Análise de Sistemas Navais. O PM Apablaza foi recebido pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e pelo Comandante do COpMar, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.

blank
O Comandante do COpMar realizou uma apresentação institucional
do COMPAAz ao visitante

Tendo como principal objetivo o intercâmbio de informações a respeito da estrutura funcional, tanto do COMPAAz como da PNA, foram visualizadas as especificidades dos sistemas de controle naval do tráfego marítimo empregados pelas Instituições no incremento da consciência situacional marítima. O encontro buscou também compartilhar informações, demonstrando mutuamente as ferramentas e funcionalidades tecnológicas de cada instituição que podem contribuir com a Autoridade Marítima em prol da segurança no mar, notadamente o Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo da Marinha do Brasil e o Sistema Guardacostas PRO da PNA.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui