COpMar e Oficias do COMPAAz acompanham a apresentação do Prof. Geoffrey Till, durante o II IFC MARSEC

Oficiais do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) participaram, nos dias 15 e 16 de novembro, do 2º Information Fusion Center Maritime Security (IFC MARSEC) Webinar, onde foram apresentados temas relevantes relacionados à segurança e consciência situacional marítima global.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Marinha do Brasil (MB) foi representada, virtualmente, pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.

O Information Fusion Center (IFC) Singapura, organização responsável pelo evento virtual, é um Centro de Segurança Marítima regional, guarnecido 24/7, com mais de 100 células de monitoramento e inteligência marítima, distribuídas em 43 países. Sua principal missão é prover informações precisas às agências e guardas costeiras, com objetivo de responder a uma extensa variedade de incidentes de proteção e perigos no mar.

O intuito do webinar foi de estabelecer uma plataforma de discussões e de trocas de conhecimento para os Comandantes Operacionais de Marinhas, guardas costeiras e outras agências interessadas em segurança marítima. Para o evento, palestrantes convidados, incluindo acadêmicos e militares de alto escalão, compartilharam ideias e opiniões profissionais sobre questões marítimas variadas. Importante citar a presença ilustre, como palestrante nesta 2a edição do webinar, do Professor Geoffrey Till, renomado especialista em estudos de segurança marítima do United States Naval War College.

A participação da MB neste evento se reveste de importância, ao marcar presença no relevante conclave internacional vocacionado à segurança marítima, mantendo conhecimento atualizado nas práticas e pensamentos contemporâneos voltados aocombate a crimes no mar, além da absorção de experiência abrangente sobre aspectos substanciais no incremento da consciência situacional marítima em diversas regiões focais no globo.

 

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).