Aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho de 2023, a fase presencial do Curso de Governança em Defesa (CGED 2023). Organizado pela Escola Superior de Guerra e pelo Centro de Estudos Hemisféricos William J. Perry, dos EUA, o curso reuniu uma gama diversificada de participantes, entre estudantes, acadêmicos e profissionais do setor de defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Professora Karina Furtado Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), atuou como uma das professoras do curso, contribuindo para o conteúdo acadêmico e prático oferecido aos participantes. Sua presença no CGED marca a continuidade de seu envolvimento com o curso, uma vez que ela participa como professora convidada desde 2020.

Participação Diversificada e Enriquecedora

Snapinsta.app 351762435 2036141820064270 5983206966586540433 n 1080

Esta edição do Curso de Governança em Defesa foi marcada por uma ampla participação de alunos do PPGCM, que se uniram a outros participantes de órgãos como o Ministério da Defesa, o Gabinete de Segurança Institucional, Forças Singulares e de programas de pós-graduação de instituições civis e militares.

Esse mix de estudantes e profissionais das mais variadas áreas e instituições contribuiu para enriquecer os debates e as trocas de experiências durante o curso. Além disso, a diversidade dos participantes também refletiu a interdisciplinaridade e a importância do curso, que busca abordar a defesa de um ponto de vista holístico e inclusivo.

Tradição e Inovação em Educação para a Defesa

Em sua 5ª edição, o Curso de Governança em Defesa acontece anualmente na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Esta tradição do CGED destaca o compromisso contínuo da instituição com a promoção do conhecimento e da discussão sobre governança e defesa.

Cada edição do curso é uma oportunidade para atualização de conhecimentos, intercâmbio de ideias e fortalecimento de laços entre as instituições participantes. Por isso, o CGED se tornou uma referência no campo de estudos de defesa, sendo aguardado anualmente por acadêmicos e profissionais do setor.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).