A última semana de julho de 2023 trouxe ao Brasil uma visita altamente significativa do cenário militar internacional. Uma comitiva da República Democrática do Congo (RDC) chegou em 22 de julho, para uma série de compromissos e visitas a instalações militares brasileiras. Entre os integrantes da delegação, estavam dois generais e dois coronéis, incluindo o General de Divisão Jacques Ychaligonza Nduru, Chefe do Estado-Maior das Operações e Instruções da Força Terrestre da RDC. Eles contaram com o apoio linguístico do Primeiro Tenente QCO Lucas Eugênio, professor de francês do Centro de Idiomas do Exército, que os acompanhou como intérprete/tradutor.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atividades e Visitas Militares de Relevância

Snapinsta.app 364289380 1027880938230767 809873214189068165 n 1080

Durante a estadia da comitiva no Brasil, diversas atividades foram programadas, buscando fortalecer os laços militares entre as duas nações. Visitas a centros de comando de alto perfil foram organizadas, incluindo ao Quartel-general em Brasília, ao Comando de Artilharia do Exército, ao Centro de Instrução de Guerra na Selva, ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia e ao Comando Militar do Sudeste. Estes locais são peças-chave na estrutura militar do Brasil, e sua apresentação à comitiva do Congo fortalece a transparência e a colaboração entre os países.

Intercâmbio de Conhecimentos e Aprimoramento de Capacidades

Snapinsta.app 364309115 279948191393226 4039087304260242892 n 1080

O intercâmbio entre o Brasil e a República Democrática do Congo, duas Nações Amigas, representa uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimentos e aprimorar as capacidades militares. O foco principal do intercâmbio era a guerra na selva, um ambiente no qual o exército brasileiro tem experiência substancial e que também é relevante para a RDC, um país com vastas áreas de floresta tropical.

CIdEx: Nossa Zona de Ação é o Mundo!

O lema do Centro de Idiomas do Exército – “Nossa Zona de Ação é o Mundo” – reflete a abordagem do Brasil em relação à cooperação militar internacional. Ao receber delegações estrangeiras e promover intercâmbios de conhecimento, o Exército Brasileiro está fortalecendo suas próprias capacidades, enquanto contribui para a segurança e a estabilidade globais.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).