De 13 a 15 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) participou da 2ª Conferência do Gripen User’s Group (GUG) de 2023, realizada em Praga, na República Tcheca. Este evento significativo reuniu representantes das Forças Aéreas de países operadores do caça Gripen, incluindo Suécia, Hungria, República Tcheca, Tailândia e Brasil. A conferência, que contou também com a presença da Empresa Saab e da Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV), foi uma oportunidade única para troca de experiências e conhecimentos relacionados à operação deste avançado caça supersônico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação Brasileira no Evento

gripen

A delegação da FAB, composta por um Oficial-General e cinco Oficiais Superiores de diferentes divisões, incluindo o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Comando de Preparo (COMPREP), Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), teve uma participação ativa nas reuniões. A comitiva brasileira compartilhou o status do Gripen E em seu processo de desenvolvimento e implantação, enriquecendo as discussões com perspectivas únicas.

Troca de Experiências e Cooperação

O encontro proporcionou uma oportunidade ímpar para o aprendizado operacional, doutrinário e logístico, através da interação entre as Forças Aéreas participantes. As conferências do GUG permitem a compreensão das peculiaridades de cada operador do Gripen, agregando ensinamentos valiosos e oferecendo uma visão mais ampla, essencial para o processo de implantação e operação da aeronave.

Conferências do Gripen User’s Group: Uma Iniciativa Estratégica

As conferências do GUG, realizadas semestralmente em um dos países membros, são fundamentais para o fortalecimento da colaboração entre as nações que operam o Gripen. Estes encontros possibilitam a troca de informações sobre o preparo e emprego do caça, estabelecendo uma cooperação mútua que resulta em ganhos na eficiência operacional e em aspectos técnicos do projeto. Além disso, são discutidas possibilidades de futuras cooperações, incluindo programas de aquisição conjunta e emprego estratégico da aeronave.

Fortalecendo a Capacidade Operacional da FAB

A participação da FAB na Conferência do Gripen User’s Group em Praga é um passo importante na consolidação de seu papel no cenário aéreo internacional e na evolução de suas capacidades operacionais com o caça Gripen. Essa experiência de intercâmbio e colaboração internacional contribui significativamente para o desenvolvimento aeronáutico e a defesa do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).