|

Comando Operacional Conjunto Amazônia ultrapassa 2 mil atendimentos médicos aos Yanomami

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) prestou mais de 2 mil atendimentos médicos aos indígenas Yanomami por meio do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB). Desde o início da Operação Yaonami, 77 militares da área da saúde atuaram no HCAMP, oferecendo especialidades como pediatria, clínica médica e ginecologia.

blank

Os principais casos diagnosticados entre os Yanomami foram desnutrição em diferentes níveis, pneumonia, diarreia aguda, doenças de pele e malária. Ao longo da operação, foi observada uma melhora significativa na saúde dos indígenas e a efetividade das ações de atenção integral à saúde.

Após 84 dias de operação, o número de assistências médicas diárias diminuiu consideravelmente, indicando estabilidade na procura por atendimentos. O HCAMP se adaptou às necessidades de cada período da operação, e atualmente o Centro de Referência em Saúde Indígena do Ministério da Saúde realiza atendimentos mais urgentes no polo base de Surucucu.

blank

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o HCAMP e a Casa de Saúde Indígena (CASAI) promoveram um evento com atividades recreativas, distribuição de produtos de higiene pessoal, bolas e vestimenta.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas