MARINHA DO BRASIL PROMOVE SAÚDE E CIDADANIA NO CORAÇÃO DO TOCANTINS

Em ação histórica, comunidades indígenas Javaé e Karajá recebem ampla assistência médica e social na Ilha do Bananal.

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em um gesto de solidariedade e compromisso com as comunidades mais isoladas do Brasil, a Marinha do Brasil (MB) realizou uma operação sem precedentes na Ilha do Bananal, Tocantins, a maior ilha fluvial do mundo. Entre os dias 7 e 9 de maio, a Ação Cívico-Social (ACiSo) batizada de Operação “Javaés” beneficiou mais de 500 indígenas das etnias Javaé e Karajá com serviços médicos, odontológicos, psicológicos e assistência social.

Saúde e Educação no Foco

A operação mobilizou 136 militares, 15 viaturas e 5 embarcações, e contou com a colaboração do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, do Hospital Naval de Brasília e da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. Ao todo, foram realizados 551 atendimentos essenciais, impactando significativamente a qualidade de vida dos habitantes. Além disso, a MB dedicou esforços para a reforma da Escola Txuirí Hinã, onde foram instalados ventiladores, reformadas instalações sanitárias e realizada a pintura das paredes, beneficiando diretamente 200 crianças da comunidade.

Integração Cultural e Desenvolvimento Comunitário

A iniciativa também incluiu palestras sobre temas como saúde dos homens, saúde mental e dicas para ingresso no mercado de trabalho, especialmente direcionadas às mulheres da aldeia. Para as crianças e jovens, foram organizadas atividades lúdicas e competições esportivas entre os jovens indígenas e os militares, promovendo a integração cultural e o entendimento mútuo.

Expansão do Apoio para Formoso do Tocantins

Além da atuação na Ilha do Bananal, os Fuzileiros Navais estenderam suas atividades para a Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Tocantins, onde também realizaram reformas e proferiram palestras sobre carreira na Marinha e sobre a Rosa das Virtudes, um conjunto de valores que norteiam o comportamento dos militares.

Cerimônias Cívicas e Valores Nacionais

Em um esforço para fomentar os valores cívicos, foram realizadas cerimônias de hasteamento da bandeira e execução do hino nacional, práticas comuns em todas as Organizações Militares da Marinha, reforçando a importância do patriotismo e do respeito aos símbolos nacionais.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).