Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em um gesto de solidariedade e compromisso com as comunidades mais isoladas do Brasil, a Marinha do Brasil (MB) realizou uma operação sem precedentes na Ilha do Bananal, Tocantins, a maior ilha fluvial do mundo. Entre os dias 7 e 9 de maio, a Ação Cívico-Social (ACiSo) batizada de Operação “Javaés” beneficiou mais de 500 indígenas das etnias Javaé e Karajá com serviços médicos, odontológicos, psicológicos e assistência social.
Saúde e Educação no Foco
A operação mobilizou 136 militares, 15 viaturas e 5 embarcações, e contou com a colaboração do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, do Hospital Naval de Brasília e da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins. Ao todo, foram realizados 551 atendimentos essenciais, impactando significativamente a qualidade de vida dos habitantes. Além disso, a MB dedicou esforços para a reforma da Escola Txuirí Hinã, onde foram instalados ventiladores, reformadas instalações sanitárias e realizada a pintura das paredes, beneficiando diretamente 200 crianças da comunidade.
Integração Cultural e Desenvolvimento Comunitário
A iniciativa também incluiu palestras sobre temas como saúde dos homens, saúde mental e dicas para ingresso no mercado de trabalho, especialmente direcionadas às mulheres da aldeia. Para as crianças e jovens, foram organizadas atividades lúdicas e competições esportivas entre os jovens indígenas e os militares, promovendo a integração cultural e o entendimento mútuo.
Expansão do Apoio para Formoso do Tocantins
Além da atuação na Ilha do Bananal, os Fuzileiros Navais estenderam suas atividades para a Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Tocantins, onde também realizaram reformas e proferiram palestras sobre carreira na Marinha e sobre a Rosa das Virtudes, um conjunto de valores que norteiam o comportamento dos militares.
Cerimônias Cívicas e Valores Nacionais
Em um esforço para fomentar os valores cívicos, foram realizadas cerimônias de hasteamento da bandeira e execução do hino nacional, práticas comuns em todas as Organizações Militares da Marinha, reforçando a importância do patriotismo e do respeito aos símbolos nacionais.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395