Entre 30 de maio e 1º de junho, o Quartel-General do Comando Militar do Nordeste (CMNE) foi palco do Simpósio da Operação Carro-Pipa 2023. O evento teve como principal objetivo nivelar os conhecimentos dos integrantes dos Escritórios da Operação Carro Pipa e padronizar os procedimentos de execução que facilitam a gestão da distribuição de água potável no semiárido brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Abertura do Evento

A abertura do simpósio foi feita pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Vasconcellos. O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições, incluindo o Ministério da Defesa, o Comando de Operações Terrestres (COTER), o CMNE, os escritórios vinculados às 6ª, 7ª e 10ª Regiões Militares, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o 1º Grupamento de Engenharia e os Centros de Contabilidade e Finanças do Exército.

O Impacto da Operação Carro-Pipa

A Operação Carro-Pipa tem um impacto significativo na região Nordeste do Brasil, fornecendo um recurso vital a muitas comunidades. Durante o ano de 2022, o CMNE distribuiu 8.745.637,90 metros cúbicos de água, atendendo a uma população de dois milhões de pessoas em 542 municípios do nordeste brasileiro. No total, os caminhões da operação percorreram 61.479.138,70 Km e contaram com a ajuda de 4.600 prestadores de serviço para atender à demanda regional.

O simpósio da Operação Carro-Pipa 2023 representa um importante passo na gestão eficiente da distribuição de água na região semiárida do Brasil. Através da padronização dos procedimentos e do nivelamento do conhecimento dos participantes, o evento contribui para assegurar que o precioso recurso da água potável seja distribuído de maneira eficaz e eficiente para as comunidades que mais necessitam.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).