Palestrante CMG (RM1) Leonardo Faria de Mattos

Militares e autoridades civis de todo o país participaram, na noite do dia 10 de novembro, no Centro de Convenções de Corumbá-MS, do Simpósio “Amazônia Azul e o desenvolvimento do País”. O evento foi promovido pelo Comando do 6º Distrito Naval, em proveito ao I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras, e fez parte das ações comemorativas aos 200 anos da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“A Geopolítica e a Oceanopolítica Corrente Internacional: Desafios e Oportunidades para o Brasil” foi o tema da palestra ministrada pelo Encarregado da Seção de Geopolítica da Escola de Guerra Naval, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Leonardo Faria de Mattos.

Durante a apresentação, o palestrante apresentou a oceanopolítica corrente e destacou a importância da discussão do entorno estratégico brasileiro e da defesa do território Amazônia Azul, que corresponde a 5,7 milhões de quilômetros quadrados (km2) de espaço marítimo sob jurisdição do Brasil.

O I Congresso Internacional Jurisdição em Fronteiras foi organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola Judicial do Estado do Mato Grosso do Sul (Ejud-MS).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).