No dia 1º de Outubro, o Comando do 4º Distrito Naval, por intermédio do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), realizou a cerimônia alusiva ao Dia Marítimo Mundial, com palestra proferida pelo presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso Álvaro José de Almeida Junior. Os temas abordados no evento foram: “Desenvolvimento do Transporte Marítimo”, “Navios que fizeram e fazem história” e “A Marinha Mercante e o Poder Marítimo Brasileiro”.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Estiveram presentes representantes da comunidade marítima, da Sociedade Amigos da Marinha-Pará, empresas de navegação e dos sindicatos ligados à atividade.
Ainda na ocasião, foi comemorado o 70º aniversário da Organização Marítima Internacional (IMO) que é uma agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha causada por navios. “A palestra foi muito construtiva. A experiência de vida do CLC Álvaro é admirável, são mais de 40 anos vivendo no mar. É realmente inspirador. Um exemplo para todos nós”, disse o aluno Marco Sala, do 2º ano curso de máquinas.
palestrante apresenta temas do evento
Palestrante apresenta temas do evento

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).